quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ilha de Boipeba

Você esta dentro de um paraiso

 Vamos?
Escuto falar de Boipeba e só de imaginar um lugar assim, é de encher os olhos. Uma vontade louca de conhecer, se o paraíso existe com toda certeza deu o nome de Boipeba. 


É só conferir as imagens .. Nem precisam ser explicadas e sim desvendadas.
A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia.
O nome Boipeba é de origem tupi boi-peba, “cobra chata”, possivelmente uma referência à tartaruga marinha ou a uma espécie de cobra que, quando irritada, achata o corpo, sobretudo o pescoço.
Em Velha Boipeba, fica a Matriz do Divino Espírito Santo (início do séc. XVII) e, em São Sebastião, a Igreja de São Sebastião (início do séc. XX). Boipeba oferece aos visitantes trilhas ecológicas que passam pela Mata Atlântica.
Na fauna terrestre destacam-se curiós, tatus, raposas e lontras. Em suas matas são comuns árvores como o louro, pau d’arco, landi, landirana, jataipeba, mucugês, camaçaris, oiticicas, saraibas, massarandubas, mangaba, adorno, etc.
As piscinas naturais emergem entre os recifes nas marés baixas. É lugar mais visitado da Ilha de Boipeba.
A Ilha de Boipeba possui grandes projetos de proteção ambiental, com a supervisão e apoio do Centro Ambiental Mboi Pewa, que tem como maior objetivo manter a Ilha sempre em harmonia com o meio ambiente.
Para quem visita a Ilha de Boipeba tem a opotunidade de realizar passeios de barco para as piscinas naturais, até a Ponta dos Castelhanos e em volta da Ilha toda. Outras opções são os passeios de canoa no estuário do Rio do Inferno, passeios de cavalo pela ilha e caminhadas para Moreré, Mata Grande e Cova da Onça.
  
Praias de Boipeba
Boca da Barra
Boca da Barra é a primeira praia, lá é onde se concentram a maioria das pousadas e barracas de praia especializadas no preparo de comidas típicas da região. Essa praia possui uma beleza diferenciada, pois ali é onde o Rio do Inferno se encontra com o mar. Serve também como ponto de referência para as saídas dos passeios de barco e para a prática de esportes náuticos.

Praias do Outeiro e das Pedras


Outeiro é a continuação da praia da Boca da Barra, com areia de cascalho e com suas ótimas pousadas na beira do mar. Excelente para banho, na maré baixa, onde se formam algumas piscinas naturais.

No meio da trilha que se inicia no final da Praia do Outeiro se encontra uma pequena praia com variedades de pedras, ideal para quem gosta de lindas e diferentes fotos.

Praia de Tassimirim
Praia de Tassimirim, de vasto coqueiral e os típicos coqueiros arqueados. Por causa dos recifes de corais que formam piscinas naturais na maré baixa, o banho aqui deve ser cuidadoso. Há sempre algum nativo “mariscando” (pegando polvos , lagostas e lambretas) nestas águas.

Praia da Cueira

Talvez a praia mais fotogênica da Ilha de Boipeba, a Praia da Cueira é extensa, de areia branca e cercada por um imenso coqueiral. É a continuação da Praia de Tassimirim. Boa para banho, também é famosa pelas lagostas servidas pelos nativos.
Dá para chegar à praia por uma trilha por dentro do coqueiral, direto da vila.
Seguindo por esta praia chega se ao estuário do Rio Oritibe. Só é possível cruzar o rio na maré baixa e calçado (chinelo de dedo não resolve, pelo menos para quem não é nativo); o fundo é de ostras que cortam o pé.

Praia de Moreré

Com toda sua beleza as piscinas naturais de Moreré, localizada á alguns metros da costa é um dos locais mais procurados de Boipeba, águas cristalinas e mornas com variedades de corais tudo aqui faz com que você relaxe e esqueça do mundo nas grandes cidades, mas a atração principal são os peixinhos de nome capiaçava que comem na nossa mão. Lá também é um excelente local para prática de mergulho esportivo (snork), podendo apreciar mais de perto as riquezas do fundo do mar. A balsa flutuante enriquece o cenário servindo mariscos como caranguejo, lambretas e camarão, em mesas que também flutuam sobre as tranqüilas e claras águas das piscinas naturais de Moreré.

Saindo das piscinas naturais iremos até a Praia de Moreré, onde faremos pequenas caminhadas pela praia para conhecer seu pequeno vilarejo de pescadores com pouco mais de cem habitantes, no vilarejo iniciaremos uma trilha com arvores frutíferas até a deserta Praia do Bainema e logo voltaremos a Moreré. Almoçaremos na Praia de Moreré em cabanas de praia bem rústicas com redes espalhadas entre os coqueiros, aqui o prato tradicional é a moqueca de camarão com banana da terra feita em panelas de barro e criada por moradores locais. Retornaremos no fim da tarde.

- Passeios feitos em barcos saveiros.
- Saídas de acordo com a maré.
- Mínimo de 3 pessoas.


Praia de Bainema


No final da Praia do Moreré inicia uma trilha com diferentes tipos de árvores frutíferas para Praia do Bainema. Praia extensa, dotada de vasto coqueiral e vegetação densa, também com mar de águas tranqüilas, na maré baixa formam-se piscinas naturais. Coqueiros "gêmeos" é uma atração à parte. 

Na área que possui fundo de areia, a pesca de peixes e camarões-pistola com redes de arrasto movimenta a economia local, que direciona a produção para Valença.


Ponta dos Castelhanos
Praia deserta, com extenso coqueiral e recifes de corais. No fundo do mar repousa até hoje os restos do navio Espanhol Madre de Diós, naufragado nos primeiros anos da história do Brasil. Daí o nome Ponta dos Castelhanos. Sem qualquer infra-estrutura, o local chama a atenção por ser um importante ponto de mergulho e desova de tartarugas marinhas.

Bem será que temos o que fazer em um lugar como esse?

Quem segue para Boipeba tem em mente uma só idéia: descansar. E lugares para relaxar não faltam - são vinte quilômetros de praias semidesertas e paradisíacas. E mesmo quem não quer fazer absolutamente nada não resiste a uma boa caminhada em meio aos coqueirais ou a um revigorante mergulho nos santuários da região, como as piscinas naturais de Moreré e os naufrágios da Ponta de Castelhanos. E para fechar o dia com chave de ouro, vá assistir ao pôr do sol na Boca da Barra. Depois, é só esperar as estrelas tomarem conta do céu e dormir o sono dos justos. 

Caminhar nas praias. 
Com exceção de Boca da Barra, a praias são sempre semidesertas em Boipeba - seja em Tassimirim, a apenas dez minutos da vila; seja em Cueira, a meia hora de caminhada. E o que dizer de Moreré, acessível na maré baixa depois de uma hora a pé, emoldurada por águas cristalinas, coqueiros a amendoeiras.... tome cuidado apenas na travessia dos rios, cheios de pedras e ostras. Não atravesse descalço.

Mergulho
Os adeptos do mergulho livre e de cilindro fazem a festa na Ponta de Castelhanos. Na praia, que fica a pouco mais de uma hora da Boca da Barra, há barreiras de corais e embarcações naufragadas, tornando o local um santuário marinho.

Quem sabe não fazer nada..apenas apreciar as belas paisagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário